terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Tempo do Jejum. Mc 2,18-22


Hoje, para que servira o jejum?
Quando Jesus caminhava entre os homens a graça e o sinal maior do sacrifício estava Nele, com sua ida gloriosa ao céu, nos tornamos portadores da graça e também do sacrifício, não somente a ponto de derramar o sangue contra o pecado, como dizia Paulo(Heb 12, 4), mas também do sacrifício do coração, de estar acima do que o mundo vem nos pedindo para ser, ou seja, ser mais Irmão que solitário, mas ainda assim pecamos!
Com isso, o pecado, perdemos a condição maior, de estar na graça e não porque Deus quer, mas por não entendermos as vezes que somos fracos e pro si só nos afastamos.
O Jejum vem como uma condição de retorno e fortalecimento, na qual rebaixo o meu Humano sacrificando-o em mim mesmo, minha vontade diante do meu objeto de jejum passa a não ser importante, tudo isso para que a oração e a suplica sejam agradáveis ao coração de Deus. Um beneficio visível do jejum além das graças diante de Deus, é o auto-controle, onde nossos vícios e desvios são vencidos, ou seja, onde antes reinava uma vontade contraria a minha liberdade em Deus, passa a viver um amor maior a minha pessoa, e me amando mais posso amar mais o próximo, pois todo amor verdadeiro vem de Deus.
Os Santos nos ensinam que quando sacrificamos nosso querer, abrimos espaço para o querer de Deus, e o jejum é uma linda porta para este querer.

Fernando Valota

Nenhum comentário:

Postar um comentário